O Colégio Esquema Único foi fundado no ano de 2002 com a finalidade de atender uma clientela que anseia por uma instituição capaz de viabilizar seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. Concebido dentro de uma proposta pedagógica que visa oferecer o melhor ensino para seus alunos, o colégio adotou um sistema de ensino que foca o ingresso de seus clientes nos melhores vestibulares do país. O sistema de ensino adotado pelo colégio tem como premissa oferecer oportunidade à alunos que almejam cuidar de seus estudos como parte da carreira profissional que pretendem seguir. Ancorado na certeza que uma conquista depende do esforço de uma equipe o corpo docente e administrativo harmonizam-se em um trabalho cujo foco é o melhor atendimento de seu cliente final: o aluno. Para tanto o colégio conta com uma estrutura organizacional e física que prima pela excelência.
Em consonância com os PCN(s) o Ensino Fundamental prioriza a formação cidadã, considerando que essa abarca o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo além do afetivo e social. Dessa forma o Colégio,dentro de sua proposta pedagógica que atende essa faixa etária,propõe ações que não somente acrescentam conhecimento,mas que acima de tudo promovem reflexões que complementam o caráter cidadão que se pretende na formação dos alunos. O material didático utilizado dá suporte ao trabalho da equipe pedagógica do colégio pois viabiliza os estudos de forma sistematizada, fator esse que contribui para a consolidação da aprendizagem. O Colégio Esquema Único dentro de sua proposta de trabalho tem demonstrado seriedade e compromisso com seus parceiros e alunos em relação a formação acadêmica que propõe. A aprendizagem também é proposta por meio de atividades que complementam o currículo escolar como viagens, passeios, visitas e projetos interdisciplinares que complementam a assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula de maneira interativa real. O Colégio trabalha não somente para garantir ao aluno o domínio dos conhecimentos historicamente acumulados mas também para completar sua formação pessoal tornando-o apto ao pleno exercício da cidadania.
A coleção Callis, do Poliedro Sistema de Ensino, destina-se ao Ensino Fundamental – Anos Finais. O termo que dá nome a coleção significa “caminho”, em latim, e representa a compreensão da aprendizagem como um caminho a ser percorrido pelos alunos. O objetivo é oferecer às escolas um material contextualizado que:
⦁ valorize os conhecimentos prévios dos alunos e o meio em que vivem;
⦁ incentive o trabalho conjunto dos componentes curriculares na construção do saber comum;
⦁ desenvolva o ensino em espiral – com os conhecimentos sendo ampliados e aprofundados a cada ano;
⦁ promova a formação de um aluno questionador e autônomo, protagonista do seu processo de aprendizagem.
Os Anos Finais do Ensino Fundamental ocorrem em um período da vida em que os alunos vivenciam intensas transformações biológicas, sociais e psicológicas. Nesse momento, a escola representa um importante espaço de formação para eles, e o material didático tem grande relevância na construção dos saberes das diferentes áreas.
Tendo em vista essa realidade, a coleção Callis aborda temas e conteúdos de maneira interessante e envolvente, que permite aos alunos protagonizar o processo de aprendizagem.