Proposta Pedagógica

O Colégio Esquema Único foi fundado no ano de 2002 com a finalidade de atender uma clientela que anseia por uma instituição capaz de viabilizar seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. Concebido dentro de uma proposta pedagógica que visa oferecer o melhor ensino para seus alunos, o colégio adotou um sistema de ensino que foca o ingresso de seus clientes nos melhores vestibulares do país. O sistema de ensino adotado pelo colégio tem como premissa oferecer oportunidade à alunos que almejam cuidar de seus estudos como parte da carreira profissional que pretendem seguir. Ancorado na certeza que uma conquista depende do esforço de uma equipe o corpo docente e administrativo harmonizam-se em um trabalho cujo foco é o melhor atendimento de seu cliente final: o aluno. Para tanto o colégio conta com uma estrutura organizacional e física que prima pela excelência.

Ensino Fundamental Ciclo II

Em consonância com os PCN(s) o Ensino Fundamental prioriza a formação cidadã, considerando que essa abarca o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo além do afetivo e social. Dessa forma o Colégio,dentro de sua proposta pedagógica que atende essa faixa etária,propõe ações que não somente acrescentam conhecimento,mas que acima de tudo promovem reflexões que complementam o caráter cidadão que se pretende na formação dos alunos. O material didático utilizado dá suporte ao trabalho da equipe pedagógica do colégio pois viabiliza os estudos de forma sistematizada, fator esse que contribui para a consolidação da aprendizagem. O Colégio Esquema Único dentro de sua proposta de trabalho tem demonstrado seriedade e compromisso com seus parceiros e alunos em relação a formação acadêmica que propõe. A aprendizagem também é proposta por meio de atividades que complementam o currículo escolar como viagens, passeios, visitas e projetos interdisciplinares que complementam a assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula de maneira interativa real. O Colégio trabalha não somente para garantir ao aluno o domínio dos conhecimentos historicamente acumulados mas também para completar sua formação pessoal tornando-o apto ao pleno exercício da cidadania.

Material Didático

A Coleção Callis é o novo material para o Ensino Fundamental II do Sistema de Ensino Poliedro. Callis significa “caminho” em latim e representa a compreensão da aprendizagem como um caminho a ser percorrido por cada indivíduo. A proposta é oferecer às escolas um material contextualizado que:

  • valorize os conhecimentos prévios dos alunos e o meio em que vive;
  • incentive o trabalho conjunto das disciplinas escolares na construção do saber comum;
  • proponha o ensino em espiral – com os conhecimentos sendo explorados e aprofundados a cada ano;
  • promova a formação de um aluno questionador e autônomo, protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

A coleção empenha-se para aproximar os conceitos da vivência do aluno, estabelecendo relações, apresentando propostas, estimulando a reflexão e facilitando a prática. Os livros de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia foram reformulados, trazendo novos textos, imagens e propostas de atividades. Já os livros de língua estrangeira (Espanhol e Inglês), Arte e Filosofia foram atualizados. Em 2017 foram lançados os livros do 6º e 7º ano e em 2018 a coleção será finalizada, com o lançamento dos livros de 8º e 9º ano.  

 

Matriz Curricular

Professores
Informações importantes