Falando com pais (11/11)
Nas últimas duas semanas ocorreu a COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Este evento que começou em 1992, no Rio de Janeiro, buscou um acordo entre as nações em estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera com o objetivo de prevenir uma interferência perigosa da atividade humana no sistema climático.
Desde 1994, anualmente as Nações Unidas se reúnem anualmente nos COPs (Conferência das Partes) para debater e regulamentar ações a fim de estabilizar o aquecimento do planeta. Este ano deveria ocorrer o 27º evento, mas devido à pandemia do COVID-19, houve um atraso de um ano.
Dois grandes acordos marcaram esses eventos, como o Protocolo de Quioto em 1997 e o Acordo de Paris em 2015. Neste ano, o principal interesse é a regulamentação do Acordo de Paris para que os países entrem em um acordo sobre os prazos e acompanhamento dos compromissos climáticos.
É muito importante que a sociedade abrace condutas mais sustentáveis para contribuir com o cumprimento das metas de redução das emissões de carbono. Temos por exemplo, a carta que conta com 131 empresas da moda que foi divulgada no evento, apostando em mudança de hábito dos consumidores e adesão a fontes renováveis de energia. O setor de produção da moda é responsável por até 8% das emissões globais de carbono.
Desta forma, o Colégio Esquema Único desenvolve diversas atividades com seus alunos e comunidade escolar afim de conscientizar a população sobre ações que podem contribuir com a diminuição desta emissão de carbono. Dentre elas, itinerários formativos do Novo Ensino Médio que abordam questões como sustentabilidade, fontes de energia renováveis e a questão das moradias no país.
Acreditamos que uma ação afirmativa que possa corroborar com os compromissos estipulados nos COPs necessita do apoio de todos órgãos públicos e privados, além de toda a sociedade. Precisamos mudar nossas condutas sustentáveis para que possamos viver em um planeta equilibrado climaticamente.
Direção e Coordenação