Falando com pais (27/05)

Publicado 27 de maio de 2021

Senhores Pais e/ou responsáveis,

O tempo passa e continuamos falando sobre a pandemia. E muito provavelmente falaremos por vários anos, inclusive de suas consequências na sociedade. Hoje queremos falar um pouco sobre um quesito que foi alterado em muitos casos: a alimentação.

Não é de hoje que se debate a influência de uma alimentação equilibrada em todos os setores de nossas vidas. Estudos recentes têm apontado a importância de determinados alimentos em questões específicas, como, por exemplo, atletas de alta performance.

Com a educação não seria diferente, e hoje existem profissionais especialistas na área que preparam dietas específicas para vestibulandos e concurseiros que almejam os cargos mais concorridos. A influência de alimentos energéticos para a realização de provas, o consumo de produtos ricos em ômega 3, que aumenta a capacidade de memorização, entre outros recursos, são obtidos por meio de dietas específicas.

No entanto, o objetivo hoje é focar a alimentação durante e pós pandemia. Você tem reparado em como se alimenta e se houve uma mudança de hábitos? E seus filhos, como eles têm se alimentado? Como as crianças e os jovens têm ficado mais tempo em casa, o consumo de produtos como chocolate, bolachas, pipocas de micro-ondas, entre outros industrializados, tem aumentado e preocupado nutricionistas.

Além de questões relacionadas à educação de forma mais direta, o Colégio Esquema Único preocupa-se com a saúde de nossos alunos e de toda a comunidade escolar. Reflita sobre seus hábitos atuais e procure manter uma dieta mais equilibrada, com menos produtos industrializados. Redobre a atenção com a alimentação dos jovens, pois, com a pandemia, a ansiedade, a depressão e outros transtornos psicológicos surgiram ou se agravaram e refletem intensamente no comportamento alimentar.

E reforçamos que sempre que for necessária alguma intervenção no hábito alimentar, um profissional capacitado deve ser procurado. Muito cuidado com informações disponibilizadas de forma aleatória na internet e em redes sociais em geral.

Atenciosamente,

Direção e Coordenação.