Falando com pais (14/10)

Publicado 14 de outubro de 2021

Duas professoras conversam em um café, um dia antes que antecede o dia dos professores. Assunto? Alunos. Quais estratégias poderiam ser utilizadas para auxiliar na alfabetização de crianças no período pós-pandemia? Percebe-se que esse encontro não tinha essa finalidade, mas sim, para duas amigas conversarem, porém eles não saem de seus pensamentos. Essa cena se repete em todos os momentos da vida de um professor e pode ser expandida em outros contextos, como nos finais de semana e às noites, quando prepara suas aulas, corrige provas, estuda, pensa, reflete sobre sua metodologia e, principalmente, sobre em como mudar a vida de crianças e jovens que se lembrarão dele para sempre.

Quando o sinal bate, ele sai da sala de aula, mas ela nunca sai dele, uma vez que, além do trabalho extra que leva para casa, traz também os alunos e o questionamento sobre como formá-los, sempre COMO. Essa pergunta não o abandona. Ele vive a escola e o processo de ensino-aprendizagem com dedicação e amor pelo que faz. 

Por isso, eu e você nunca nos esqueceremos dele. Como não se lembrar daquela professora da infância? Como não se lembrar daquela pessoa que, por um tempo, tornou-se uma das pessoas mais especiais da nossa vida, como exemplo de conduta e ensinamento? Todos têm ela na memória, “minha professora”, “eu tinha uma professora”, “minha professora falava”. Não conseguiríamos imaginar quem seríamos sem a presença delas. Uma em especial que me inspirou a ser professora de Português. Inteligente, carismática e observadora, conseguia despertar na gente o que tínhamos de melhor, nossas habilidades eram reforçadas por ela e nos sentíamos confiantes. Exatamente isso que eles fazem, nos inspiram, extraem nossas preciosidades escondidas.

Obrigada, professora. Obrigada a tantas professoras e professores desse Brasil, responsáveis pela formação educacional, humana e de valores de tantos brasileiros. Obrigada por vocês terem querido ser professores, obrigada por terem se tornado professores e mudado a história do país, por meio da transmissão do conhecimento. Obrigada por terem nos tirado de uma situação de “escuridão” e nos proporcionado sermos pessoas mais críticas e reflexivas. Obrigada por vocês serem professores.

Essa homenagem da nossa escola a todos vocês não se encerra com o fim desse texto, mas continua ao longo dos dias, enquanto vocês entrarem na aula e se depararem com os olhos curiosos e a transformação de um aluno, que espera para que você traga mais do conteúdo, das vivências e de você para ele e, assim, para que ele possa fazer o mesmo por você. Essa troca é um privilégio de ser educador.  Por isso e por tudo isso que temos orgulho de sermos todos professores.