Falando com pais (15/07)

Publicado 15 de julho de 2021

Vivenciamos um momento muito importante relacionado à educação, o que nos leva a movimentarmos como sociedade e instituição em relação a essa urgência mundial.

Nelson Mandela, figura política de extrema importância em nossa sociedade atual, já dizia:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e não obstante a Educação é a melhor maneira de adquirir conhecimento e conseguir causar a transformação social, tendo sim uma intenção política (aqui falando de política como o cuidado ao bem estar social e não partidarista) pois é através dela que estabelecemos o pensamento crítico, essencial para a convivência em sociedade e para mudanças e melhorias sociais, bem como responsável pela formação pessoal e humana das gerações futuras.

A educação é transformadora e libertadora. Ao longo da nossa trajetória de vida, não podemos esquecer os inúmeros benefícios que o conhecimento adquirido através dela nos trouxe. Pesquisas e relatórios de renomadas instituições como FGV, Unesco entre outras, mostram o quão impactante a educação é na sociedade, listando aqui alguns deles:

  • Combate à desigualdade social 

Pessoas com maiores níveis de escolaridade conseguem melhores salários e satisfação pessoal em seus cargos. Segundo dados da FGV, o salário de um pós-graduado é 544% maior do que aquele recebido pelos que não estudaram ou não completaram o ciclo da Educação Básica.

  • Economia crescente e favorável a todos

Segundo relatórios da UNESCO, para cada ano suplementar de escola, o PIB anual aumenta em 0,37%. Com isso há um aumento da taxa de emprego e consumo, gerando um aumento na coleta de impostos, que devem ser investidos em melhorias nos setores sociais.

  • Qualidade de vida e saúde

Também segundo dados da UNESCO, países com níveis mais altos de escolaridade têm as taxas de mortalidade infantil e fecundidade reduzidas, assim como hábitos mais saudáveis. Também está relacionada à questão da felicidade, já que pessoas que tiveram a oportunidade de estudarem se dizem mais felizes do que aqueles que não estudaram ou não tiveram esta oportunidade.

  • Escassez da violência

Além de ser essencial no combate à desigualdade social, um dos motivos que gera tamanha violência, uma sociedade que prioriza a educação é essencial contra a ignorância, em especial em tempos de “Fake News” e polarização.

  • Acesso aos nossos direitos e deveres

Quando temos o conhecimento e consciência dos nossos direitos e deveres, podemos exigir e argumentar de forma assertiva a prática de políticas públicas, não somente em nosso favor, mas da sociedade como um todo, exercendo assim a cidadania.

  • Promove o uso consciente e os cuidados com o meio ambiente:

Quando temos consciência do espaço que ocupamos, o impacto de nossas atividades sobre os recursos naturais diminuem, pois temos a noção que o espaço da natureza pertence a todos nós. Ressaltando aqui que o aquecimento global, as mudanças climáticas e o nosso estilo de vida podem acarretar profundas e drásticas mudanças. Sendo assim, é de extrema importância que sociedade e instituições utilizem das diversas estratégias educacionais para a conscientização e uso equilibrado dos recursos naturais.

Enfim, diante de tantas colaborações, concluímos que estudar não é apenas a forma de ganharmos dinheiro ou conseguirmos trabalho. A educação é a base para compreendermos o mundo que vivemos, conhecer, reconhecer e conviver com as diferentes culturas, mostrar ideias e sermos responsáveis pelas mudanças e melhorias na sociedade.

A educação é a chave da nossa história. Através dela conquistamos o próprio crescimento, exercitamos a cidadania, aprendemos o pensamento crítico e a entendermos o mundo, exercendo a solidariedade, e lutando por uma sociedade justa e igualitária que acima de tudo, acredita no poder transformador da educação.