Falando com pais (15/10)
Prezados Pais ou Responsáveis,
Chegamos a meados de outubro, em pleno período de matrículas para o novo ano escolar de 2021, com muitas indagações sobre o futuro próximo. Nossas inquietudes, em razão da pandemia do novo Corona Vírus, vão desde a situação mundial e nacional até o micro universo da nossa cidade, nossa casa, nossa escola, nossa família. O que será de 2021? Teremos nosso cotidiano de volta? Teremos a esperada normalidade? Teremos a tão desejada vacina para nos prevenir do mal dessa implacável doença?
Talvez nossas maiores preocupações sejam com nossos entes queridos: familiares com doenças pré-existentes, nossos pais e avós do grupo de risco, além de nossos filhos e netos que precisam retornar às salas de aula.
Há alguns meses, jamais imaginaríamos passar por uma situação tão sui generis, em que um vírus pudesse nos levar a travar uma luta inimaginável pela saúde física e mental, impondo-nos o desafio de sobreviver privados da convivência com os demais, usando máscaras e impedidos de nos abraçar. Nosso ser gregário, nossa vida grupal, própria dos homo sapiens, não nos permitia sequer sonhar com tal situação.
No que concerne à vida escolar, tivemos a nova experiência de uma educação remota, sem a presença dos colegas e dos professores no espaço escolar. Nossa interação passou a ser via tela de um computador, de um tablete ou de um celular. Nossa Equipe tratou de, rapidamente, se adequar a tecnologia necessária para fazer chegar à casa de cada aluno o melhor possível. Nossos mestres se desdobraram para achar a melhor didática para esse novo formato, e muito aprendemos e aprimoramos nesse período. Hoje temos a certeza de que apresentamos um ensino de excelência também no formato remoto.
Os desafios para 2021 são grandes, mas não nos amedrontam. Faremos melhor ainda, trabalhando eventuais lacunas na aprendizagem, e resgatando os vínculos afetivos e os cuidados com os aspectos emocionais tão necessários para a readaptação.
Temos a convicção de que iniciaremos o ano letivo de 2021 com o aprendizado advindo da superação da doença, mas ainda mantendo os devidos cuidados preconizados pelos órgãos de saúde e educação, como logística, distribuição espacial, sanitários e demais serviços indispensáveis para que alunos, pais, funcionários e professores tenham a segurança e a tranquilidade necessárias para esse recomeço.
A confiança e a parceria são as bases de um trabalho próspero. Tenham a certeza de que, como sempre, entregaremos o nosso melhor.
Desejamos a todos um abençoado final de semana!
Fraternal abraço!
A Direção e Coordenação.