Falando com pais (17/09)
Como saber qual é a melhor escola para o seu (sua) filho(a)?
Quando os pais decidem matricular seus filhos em uma escola precisam levar em consideração uma série de critérios que vai da localização do colégio, ao valor da mensalidade, sem contar a linha pedagógica que a escola segue. Só que essa não é uma tarefa fácil! Alguns pais têm dificuldades na hora de escolher a instituição de ensino, pois não sabem exatamente o que perguntar no momento da visita ao colégio.
Há diversos assuntos que devem ser conversados já no primeiro contato da família com a instituição para diminuir as chances de haver alguma surpresa desagradável no futuro. Em meio a tantas informações e dúvidas, seguem algumas sugestões de perguntas para ajudá-los na busca de uma boa escola para seus filhos.
Aproveitamos para convidá-los a nos visitar, será um imenso prazer recebê-los aqui no Colégio Esquema Único para auxiliá-los nessa tarefa e sanar quaisquer dúvidas!
LINHA PEDAGÓGICA
1. Qual é o método pedagógico da escola? Por que foi adotado?
É a primeira pergunta a ser feita, visto que, por meio dela os pais têm contato com o projeto pedagógico do colégio e o perfil do indivíduo que pretende formar. Além disso, é possível verificar também qual é a filosofia e os valores da instituição – e se eles estão de acordo com as expectativas da família. Aqui no Colégio Esquema Único, do ponto de vista metodológico, alicerçamos o nosso trabalho, tendo em vista dois eixos: o trabalho investigativo e o trabalho colaborativo, de forma que possamos desenvolver tanto as capacidades conhecidas como cognitivas (interpretar, refletir, analisar, pensar abstratamente, generalizar, sintetizar, entre outras), como também as capacidades socioemocionais (responsabilidade, resiliência, curiosidade, criatividade, persistência, cooperação, solidariedade, autocontrole, entre outras). Embora sigamos uma linha mais tradicional de ensino, acreditamos que o aluno é o protagonista e desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado, mediado pelo professor. O aluno não só absorve conteúdo, como também agrega e contribuiu por meio de pesquisas, exposição de ideias etc.
2. O colégio adota algum sistema de ensino?
O Sistema de Ensino é o material didático adotado pela escola, um apoio pedagógico que oferece soluções educacionais voltadas à facilitação do aprendizado dos alunos, bem como do trabalho dos professores. No Colégio Esquema Único usamos o Bernoulli Sistema de Ensino, referência máxima em soluções educacionais modernas e de excelência no Brasil, entre elas, Portal Meu Bernoulli, aplicativo Bernoulli Play, Simulados, etc. Atualmente, o Bernoulli é presente em mais 600 instituições de ensino em todo o Brasil.
3. Como se dá a comunicação da escola com a família? A escola faz aos pais algum tipo de relatório sobre o aprendizado e o desenvolvimento do aluno?
A relação entre a escola e a família deve ser a mais transparente possível, item de extrema importância quando se busca por uma escola para os filhos, afinal, é construída a partir desse vinculo uma relação de confiança. No Colégio Esquema Único contamos com várias ferramentas que permitem uma comunicação efetiva, rápida e eficaz, entre elas, o aplicativo Masterescola – pelo qual pais e alunos têm acesso às informações pedagógicas (boletim, faltas, ocorrências, recados, etc.); grupos de whatsapp – grupos específicos com alunos e pais que favorecem a comunicação; blog Falando com Pais – textos semanalmente orientados aos pais, responsáveis e familiares com intuito de apresentar e temas relevantes à área educacional; reuniões pedagógicas – momento informativo e formativo com objetivo de aproximar a família da escola. Quanto ao pedagógico, contamos com um apoio do acompanhamento que promove um olhar constante para a evolução pedagógica dos alunos com necessidades específicas.
4. Caso meu filho enfrente dificuldades, como a escola pode ajudá-lo?
Importante pergunta a ser feita, pois direciona a família às soluções que a escola possui para ajudar no desempenho pedagógico do filho, caso apresente dificuldades no processo de aprendizagem. No Colégio Esquema Único contamos com uma equipe pedagógica forte e atuante, além professores dinâmicos e bem-preparados, a escola possui uma psicopedagoga e uma psicóloga para atuar nas necessidades pedagógicas, educacionais e emocionais de seu filho. O Colégio também conta com: Plantões e Monitorias – momento de atuação nas dúvidas e dificuldades específicas dos alunos; Cursos básicos de Matemática, Língua Portuguesa e Inglês – cursos orientadores aos alunos que ingressam no 6º ano com o intuito de adaptá-los ao Ensino Fundamental Anos Finais; Ciclo de palestras – apresentação de temas atuais e relevantes na sociedade que complementam o aprendizado em sala de aula, além de acrescentar repertório e desenvolver senso crítico dos alunos.
5. Com que frequência ocorre às reuniões de pais e mestres?
As reuniões pedagógicas são de fundamental importância, já que é um instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. Em nossa escola fazemos a cada fim de trimestre, aqui trabalhamos com 3 trimestres, uma reunião com os pais para informar, orientar e auxiliá-los em relação aos rumos pedagógicos de seus filhos.
VALORES E FILOSOFIA DO COLÉGIO
6. Qual é o perfil do aluno formado na instituição?
O Colégio Esquema Único, inspirado em valores humanos, promove uma educação que permite a construção do conhecimento com competência no ensinar e aprender, visando à formação integral dos educandos a fim de que se tornem protagonistas na história, promovendo valores éticos e morais, os quais possibilitam um ambiente incentivador e de permuta de experiências necessárias a uma aprendizagem efetiva e de excelência.
7. Como se expressam, na escola, a construção e a prática da cidadania?
Essa é uma pergunta significativa, visto que aborda a formação cidadã dos alunos. Aqui no Colégio Esquema Único ansiamos formar alunos/cidadãos que sejam pensantes, reflexivos, críticos e autônomos diante das diversas formas de pensar, que sejam capazes de utilizar seus conhecimentos para a prática do bem comum. Pessoas que sejam capazes de interagir e interferir no mundo de forma positiva, que tenham apreço pelo conhecimento, que sejam solidários e conscientes de seu papel transformador na construção de um mundo melhor, mais humano e mais fraterno.
8. Como são trabalhadas pelos professores questões como bullying, meio ambiente? A escola estimula a participação dos alunos em atividades voluntárias com grupos ou instituições assistenciais?
O bullying ainda é uma realidade em várias escolas. Por esse motivo, é importante saber se o colégio possui alguma política específica para combater este tipo de postura entre os alunos, já que ele causa problemas emocionais e de desempenho acadêmico em suas vítimas. No Colégio Esquema Único, mais do que apenas falar sobre bullying, atuamos com políticas de inclusão, que se expressam em trabalhos tanto na escola quanto extracurricular, projetos que incentivem a recepção de novos alunos, ensinem a convivência entre pessoas diferentes e exercitem a aceitação do outro.
INFRAESTRUTUTA E EQUIPAMENTOS
9. Como a escola lida com os equipamentos audiovisuais em sala de aula? Como esses recursos são inseridos no cotidiano escolar?
Apesar do retorno das aulas presenciais, o ensino remoto, com seus vastos recursos, veio para ficar, se apresentando como uma tendência que ficará mesmo depois da normalização da rotina escolar. Com o ensino remoto tivemos um grande avanço com o uso das ferramentas tecnológicas inseridas no processo de aprendizagem. Aqui no Colégio Esquema Único, por exemplo, teve-se todo cuidado e preocupação em escolher os melhores aparelhos para que as aulas fossem transmitidas aos alunos com o máximo de qualidade possível, além disso, para oferecer os melhores recursos, foi criado o AVA Esquema (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Colégio Esquema Único) que nos permitiu oferecer aulas on-line com excelência, mantendo o mais próximo possível do que os alunos vivem em sala de aula presencial . Os alunos possuem e-mail institucionais o qual oferece recursos como agenda Google, Classrrom (Google sala de aula), fora outros recursos como aplicativo Masterescola pelo qual pais e alunos têm acesso às informações pedagógicas (boletim, faltas, ocorrências, recados, etc). Além desses há ainda o Meu Bernoulli, ferramenta digital oferecida pelo Bernoulli Sistema de Ensino.
10. Como é feita a segurança na saída dos alunos da escola? E o monitoramento interno dos alunos?
Importantíssima pergunta a ser feita quando forem às escolas, mesmo porque diz respeito a segurança e bem-estar de seus filhos. Como seus filhos são cuidados, enquanto eles estão na escola? Aqui no Colégio Esquema Único damos grande atenção às crianças, adolescentes e jovens, ao entrar pelo portão a única forma de saírem é quando aulas são encerradas, exceto quando os pais precisam buscar em horários diferentes, quando isso ocorrer, a escola deve ser avisada. Além disso, seja na entrada ou saída, há funcionários dedicados que auxiliam e amparam os alunos. Nas salas de aula, como nos corredores e demais ambientes da escola, há câmeras monitorando todos os alunos em tempo real.
11. Que tipo de alimento é vendido na cantina?
Quando se trata de cantina falamos na qualidade alimentar, dentro das possibilidades escolares, que os alunos têm acesso. No Colégio Esquema Único foram tomadas medidas que oferecem uma alimentação mais adequada e respeitando a saúde dos alunos. Aqui não se oferece salgados fritos (apenas os assados) e para além de refrigerantes, são oferecidos sucos de vários sabores, chás, água de coco, águas com gás ou não. Salgadinhos ao estilo Elma Chips estão sendo cada vez menos ofertados e sendo substituídos por alternativas mais nutritivas, como barras de cereais, biscoitos integrais, entre outros. Para o próximo ano (2022) intensificaremos ainda mais o conceito de “alimentação saudável” em nossa cantina. Essas ações vêm ao encontro da necessidade de os alunos se alimentarem com qualidade e atenção à sua saúde.
PROFESSORES
12. Qual é o papel do professor na aprendizagem? Ele atua como mediador ou como detentor absoluto do conhecimento?
No Colégio Esquema Único, o professor tem uma sólida formação acadêmica e de pesquisa, bem como um olhar indagador para a realidade que o cerca. Por conta dessa formação, ele compreende os fenômenos do mundo como objeto de estudo na escola, valorizando o trabalho investigativo e a incorporação das novas tecnologias na sua prática. Planejar, organizar e sistematizar esse trabalho, de forma a criar condições para que os alunos desenvolvam uma postura investigativa, bem como formalizar e sistematizar conceitos, fazem parte do cotidiano de nossos profissionais. O professor é mediador do conhecimento, oferecendo aos alunos meios para ele se tornar atuante e autônomo.
13. A escola tem programas de atualização de professores? Como eles funcionam?
No Colégio Esquema Único contamos com capacitações ofertadas pelo Bernoulli Sistema de Ensino, como por exemplo o Bernoulli Reload, projeto de formação e atualização de professores, coordenadores e gestores, além de treinamentos realizados pelo Grupo CEU (Colégio Esquema Único/Intelectus).
QUESTÕES FINANCEIRAS
14. Qual o valor da mensalidade?
Se engana quem acredita que mensalidades altíssimas são garantias de uma educação de qualidade. Há escolas que são mais caras devido aos recursos que oferecem, por outro lado, aqui no Colégio Esquema Único é possível encontrar excelência de ensino por meio de um corpo docente preparado, material didático reconhecido, entre outros recursos, com um preço justo e responsável, sobretudo pelo momento o qual estamos passando. Vale lembrar que aqui na escola há política de desconto ou bolsas de estudo.
É importante ser realista ao avaliar se os custos totais cabem no orçamento familiar. Para tanto, considere, além das mensalidades, as eventuais despesas extras com alimentação, transporte, material e atividades extracurriculares (em geral, são cobradas à parte).
15. Que atividades estão inclusas nesse valor?
Atividades Extracurriculares:
• Plantões e Monitorias – momento de atuação nas dúvidas e dificuldades específicas dos alunos;
• Cursos básicos de Matemática, Língua Portuguesa e Inglês – cursos orientadores aos alunos que ingressam no 6º ano com o intuito de adaptá-los ao Ensino Fundamental Anos Finais;
• Ciclo de palestras – apresentação de temas atuais e relevantes na sociedade que complementam o aprendizado em sala de aula, além de acrescentar repertório e desenvolver senso crítico dos alunos.
16. Qual é o valor médio do material didático?
Os valores do material didático anual do Bernoulli Sistema de Ensino são:
6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais: R$ 1.825,00 (anual)
1ª a 3ª Série do Ensino Médio R$ 2.300,00 (anual)
Aos pais dos alunos da 1ª Série do Ensino Médio em 2022
Seguem informações fundamentais a respeito do Novo Ensino Médio
Novo Ensino Médio
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz mudanças importantes para a Educação no Brasil, alterando profundamente a forma como se ensina e se aprende, sobretudo no Ensino Médio.
A partir de 2022, segundo a BNCC, ao longo dos três anos do ensino médio o novo currículo deverá ser composto de 3 mil horas, distribuídas em um período de três anos. Deste total, 1.800 horas deverão ser destinadas às aprendizagens essenciais previstas na BNCC, e no mínimo outras 1.200 horas dedicadas aos Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, na qual os alunos percorrerão diferentes trilhas do conhecimento.
O Colégio Esquema Único, sempre na vanguarda já trabalha com 3.600 horas ao longo do ensino médio, superando e muito o mínimo exigido pela legislação, não trazendo prejuízos a implantação dos itinerários, e aos conteúdos do núcleo comum.
O Novo Ensino Médio tem como objetivo ajudar no desenvolvimento do protagonismo dos alunos, tornando-os mais independentes, com mais autonomia quanto a sua própria aprendizagem.
O novo formato visa ainda aproximar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos últimos anos escolares às demandas do mercado de trabalho e do mundo moderno.
Embora a Flexibilização Curricular seja uma proposta para o desenvolvimento de competências e habilidades, aprendizagens essenciais devem estar em consonância com as competências específicas de cada área do conhecimento estabelecidas pela BNCC, sendo elas:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Além disso, cada um dos Itinerários Formativos deve ser organizado a partir de quatro eixos estruturantes:
Investigação Científica,
Processos Criativos,
Mediação e Intervenção Sociocultural,
Empreendedorismo.
O Ministério da Educação define ainda quais são as capacidades a serem desenvolvidas dentro de cada um desses eixos.
- Dentro da Investigação Científica, o aluno deve desenvolver a capacidade de compreender situações cotidianas e promover soluções que tragam melhorias para o mundo;
- Em Processos Criativos, busca-se incentivar a construção de soluções para problemas enfrentados pela sociedade;
- No eixo Mediação e Intervenção Sociocultural, é desenvolvida a habilidade de mediar conflitos e problemas da comunidade;
- O eixo de Empreendedorismo capacita o aluno a estruturar iniciativas empreendedoras dentro do seu universo.
O Colégio Esquema Único, sempre à frente de seu tempo, se antecipou e já há alguns anos implantou em seu currículo os Itinerários Formativos (ainda opcionais), enriquecendo o histórico escolar de seus alunos.
Conheça os Itinerários Formativos que foram ofertados aos alunos da 1a série do ensino médio em 2021:
- Empreendedorismo;
- Oratória;
- Aprendizagem Socioemocional (Programa Semente);
- Língua Espanhola;
Para o ano de 2022, e aí sim oficialmente iniciando o Novo Ensino Médio na 1ª Série, estão previstos aproximadamente 7 itinerários formativos, sendo deste total 5 obrigatórios e 2 opcionais, e que em tempo (após a homologação da grade curricular junto à Diretora Regional de Ensino) serão amplamente divulgados.