Falando com pais (09/09)

Publicado 9 de setembro de 2021

Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM organiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir o suicídio.

De acordo com o portal Setembro Amarelo, no Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos, ou seja, 35 vidas perdidas por dia, 1 suicídio pelo menos a cada hora. No mundo todo, por sua vez, são mais de 1 milhão anualmente. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, como, em primeiro lugar, a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Diante desse cenário, a campanha Setembro Amarelo procura prevenir e reduzir esses números, contando com o apoio de associações, da imprensa, de toda a sociedade e, naturalmente, a nossa escola faz parte desses esforços.

O Programa Semente, adotado em todas as escolas do Grupo CEU (Colégio Esquema Único e Intelectus), é uma iniciativa de profissionais multidisciplinares que elaboraram um conjunto de materiais (apostilas e plataforma online) para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças, adolescentes e jovens.

Após uma criteriosa análise, o Grupo CEU elegeu, desde 2020, o Programa Semente como parceiro para nortear as atividades de desenvolvimento das habilidades socioemocionais de nossos alunos, e, nesse sentido, combater, entre outros aspectos, a depressão e o isolamento social, além de fortalecer em nossos alunos a confiança em si próprio, a importância da socialização, da autorregulação emocional, da empatia e da ajuda ao próximo. 

Além do Programa Semente, durante todo o ano as nossas escolas desenvolvem projetos e ações que valorizam e dignificam o ser humano, seja por meio da Ciência, da Arte, da Linguagem e do Esporte, evidenciando sempre que o bem-estar do homem e da sociedade é um compromisso de todos. Outra prática constante das nossas escolas é a escuta ativa: diretores, coordenadores, professores e funcionários estão sempre abertos a acolher afetivamente nossos alunos, e ajudá-los com orientações que sejam sempre edificantes para suas vidas.

O Setembro Amarelo, portanto, não deve ser encarado como uma campanha restrita apenas neste mês; a prevenção do suicídio, por meio da valorização da vida em todos os seus aspectos, é uma prática cotidiana do grupo CEU. O nosso slogan “Sou Muito Mais Feliz Aqui” é a síntese do nosso compromisso e da nossa vocação de levar aos nossos alunos e toda a comunidade escolar que a vida é importante, e que O SUICÍDIO NUNCA É UMA OPÇÃO.

Como procurar ajuda?
O portal Setembro Amarelo da ABP e do CFM, disponibiliza um catálogo com profissionais e federadas espalhas por todo o Brasil que podem ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, clique aqui.
O CVV Centro de Valorização da Vida – também realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Se você precisar de ajuda, ligue 188 ou clique aqui para acessar o portal do CVV.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download