Falando com pais (18/03)

Publicado 18 de março de 2021

O mundo pós-pandemia não será o mesmo.

“A vida depois do vírus será diferente”, disse ao site Newsday a futurista Amy Webb, professora da Escola de Negócios da Universidade de Nova York. “Temos uma escolha a fazer: queremos confrontar crenças e fazer mudanças significativas para o futuro ou simplesmente preservar o status quo?”

Vários estudiosos nos alertam para esta verdade: o coronavírus tem funcionado como um “acelerador de futuro” que antecipa mudanças que já estavam em curso, mas que talvez não fossem tão perceptíveis e que agora ganham novo sentido.

Como exemplo, podemos citar o fortalecimento de alguns valores, novos modelos de negócios, trabalhos e estudos remotos, questionamento do padrão de consumo, dentre outros.

O mercado de trabalho começa a demandar profissionais com competências como “empatia”, “autocontrole”, “autonomia”, “resiliência”, “capacidade de trabalhar em equipe” e “capacidade de tomar decisões responsáveis” bem desenvolvidas.

Diante disso, percebemos com maior clareza que a aprendizagem socioemocional torna-se essencial para promover estas e outras habilidades.

Atenta a estas transformações, nossa equipe promoveu nesta semana, em parceria com o Programa Semente, uma LIVE no YOUTUBE cujo tema foi “Os desafios do século XXI e o mundo pós-pandemia: a importância da aprendizagem socioemocional” com professor, doutor em História, advogado e diretor do Programa Semente, Felipe Magane.

Na LIVE, conversamos sobre as atividades que a disciplina de Inteligência Emocional, trabalhada em todos os nossos ciclos, oferece para o desenvolvimento da aptidão para lidar com desafios, ter habilidade para dialogar com os outros e saber entender e administrar os próprios sentimentos.

Hoje, neste “Falando com Pais”, queremos agradecer a todos que participaram conosco em busca de ferramentas para lidar com as transformações que os próximos anos nos reservam e convidar àqueles que não puderam participar ou que queiram assistir novamente, para que acessem o link  https://www.youtube.com/watch?v=sdW55FZGncU e caminhem conosco neste processo necessário de mudança e adequação para o novo mundo.