Falando com pais (11/03)

Publicado 11 de março de 2021

Escola-Família: parceria de sucesso!
Prezados Pais ou Responsáveis,
Para nós do Esquema Único, a relação Família-Escola sempre foi primordial, com vistas a uma participação efetiva no cotidiano da formação de qualidade de nossos alunos.
Com o advento da pandemia do Covid 19, e o “novo normal”, que se instalou em nossos lares, na própria escola, e na sociedade como um todo, tivemos todos que nos reinventarmos descobrindo novas formas de participar da formação de nossos filhos/alunos.
Nossa preocupação enquanto educadores é no sentido de que passar por essa experiência não venha a causar maiores traumas e descompassos educativos, que incorram em perdas significativas no ritmo da aprendizagem e do conteúdo a ser assimilado na idade/série do aluno, e com o equilíbrio emocional, é claro.
Durante esse período não temos medido esforços na avaliação de propostas de adequação do conteúdo e didáticas que ofereçam a melhor resposta ao momento vivido, bem como trabalhado na avaliação de todo processo educativo, aproveitamento dos alunos, preparação e trocas de experiência entre corpo docente para alcançar os melhores resultados possíveis.
O retorno à frequência à escola, mesmo no formato híbrido, com alternância das turmas presencialmente e online, respeitando as diversas realidades, e a decisão de cada família e alunos, trouxe ganhos se comparado ao ano anterior em que o formato adotado teve que ser exclusivamente online, através da estrutura do ambiente virtual de aprendizagem. É pertinente, porém lembrar, que muito há que se fazer ainda até superarmos essa crise que se instalou.
Neste momento, compete a nós Escola e Família, somarmos ainda mais esforços no sentido de ajudarmos na readaptação de nossos alunos/filhos ao retorno presencial, readquirindo o ritmo anterior a quarentena, e estimulando-os no estudo em casa nos momentos de ensino remoto.
Não se trata de mera fiscalização do filho/estudante, mas de uma conversa franca e orientada sobre a importância da organização, dedicação e retomada de hábitos do bom estudo, com vistas à manutenção do ritmo e da qualidade do aprendizado. Afinal de contas não podemos simplesmente parar e esperar a pandemia passar.
O acompanhamento é imprescindível nesse momento, e será fundamental nesse processo de recuperação da autoestima, da adaptação ao modelo atual de ensino, e ao ritmo do estudo diário, como premissa dos objetivos educacionais propostos para os ciclos de ensino que nossas crianças, adolescentes e jovens estão inseridos.
Uma conversa franca e honesta, e bons combinados, certamente farão a diferença no futuro deles.
Que juntos possamos aprimorar soluções que nos auxiliem nesta empreitada, e que fortaleçamos a parceria que há tanto tempo tem dado sucesso!

Grande abraço e abençoado final de semana a todos!

A Direção e Coordenação